Meu INSS aplicativo [Saiba Tudo a Respeito✅]

conheça o meu inss aplicativoPara quem não conhece, o Meu INSS aplicativo serve como uma forma de suporte ao Instituto Nacional de Previdência Social, com disponibilidade para dispositivos Android e iPhone.

O fato é que o muita gente nem imagina que os serviços do INSS estão disponíveis através da internet e de aplicativos e que existem muitos pedidos e consultas que podem ser feitos sem sequer sair de casa.

Por isso mesmo é que hoje vamos conhecer um pouco melhor o Meu INSS aplicativo, seus serviços e como usar para conseguir fazer tudo o que você precisa.

 

Serviços disponíveis no Meu INSS aplicativo

Para quem ainda não conhece, o portal do Meu INSS serve como uma central de serviços online para o Instituto Nacional de Previdência Socia. Ele foi criado ainda no ano de 2018 e tem como seu principal objetivo ajudar a tornar mais rápidos os processos de concessão de benefícios, tais como auxílio-doença, salário maternidade e até mesmo as aposentadorias, entre outros.

Com ele também é possível fazer solicitações para a concessão de benefícios variados, como a aposentadoria, além de poder realizar a consulta de estrados, declarações, certidões e outros.

O Meu INSS aplicativo e o site também possibilitam aos cidadãos realizar o agendamento para o atendimento presencial em agência, que é algo imprescindível.

Dito isso, vamos conhecer um pouco mais sobre os principais serviços do Meu INSS aplicativo:

  • Agendamentos para atendimento

Sem dúvidas, esse sé um dos recursos mais utilizados do Meu INSS aplicativo, que possibilita solicitar atendimento presencial ou à distância, bem como consultar os pedidos que já estão em andamento. O melhor é que isso pode ser feito até mesmo sem ter cadastro no portal.

Nessa mesma área ainda é possível fazer o agendamento para a retirada de extratos, atualizar seu cadastro, realizar a solicitação de aposentadorias e outros benefícios assistenciais e por incapacidade.

Também poderá ter acesso à copias de processos e outros documentos para verificar e acompanhar o andamento de pedidos de revisões e recursos.

  • Solicitação de aposentadorias

Nessa área do Meu INSS aplicativo você poderá dar entrada no seu pedido de aposentadoria em todas as modalidades, tais como a aposentadoria por tempo de contribuição, a aposentadoria por idade rural e urbana, a aposentadoria da pessoa com deficiência e outras.

Assim sendo, quando você selecionar a opção que deseja, vai preencher um questionário com as suas informações trabalhistas e também enviar os documentos que são solicitados em forma de imagem, se for pedido.

  • Simulador de aposentadoria

Quem é que não quer fazer uma simulação para ver quanto irá poder finalmente se aposentar, não é mesmo?! Pois bem, com o Meu INSS aplicativo você terá essa ferramenta nas suas mãos.

Assim, a ferramenta mesmo irá realizar uma busca automática nas suas informações trabalhistas e de vínculos empregatícios que estão registrados na Previdência. Dessa forma, ela calcula automaticamente o tempo de contribuição e informa o tempo que falta para que seja possível obter esse benefício.

Se houver algum período de contribuição que, por acaso, não esteja constando nos registros do INSS, é possível inserir manualmente essa informação.

A simulação ainda apresentará o valor da tenda inicial da concessão do benefício, além de também poder ser feita na categoria de aposentadoria por idade.

  • Solicitação de salário maternidade

Os cidadãos também podem usar o Meu INSS aplicativo para dar entrada na solicitação de salário maternidade.  Ao entrar com a sua solicitação será preciso informar alguns dados referentes a certidão de nascimento da criança, bem como o atestado, que pode ser de afastamento para maternidade, atestado de aborto não criminoso ou então o documento da guarda judicial em casos de adoção.

  • Declaração de beneficiário do INSS

Essa é uma declaração que alguns cidadão necessitam imprimir para comprovar o recebimento ou não recebimento de algum benefício atrelado ao seu CPF.

Para isso, é necessário ir até a opção que diz “consultar” e então escolher a opção referente a declaração. Com isso é possível baixar o documento em PDF e até imprimi-lo.

  • Pensão microcefalia

Esse é um benefício destinado às crianças que acometidas pela microcefalia decorrente do Zika Vírus e é importante lembrar que ele também pode ser requerido através do Meu INSS aplicativo ou do site.

Para isso, é preciso se enquadrar em alguns requisitos, como: crianças devem ter nascido entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, bem como ter Benefício de Prestação Continuada à Pessoa com Deficiência.

Vale lembrar que o benefício da pensão só pode ser solicitado pelo representante legal dessa criança.

  • Extratos

Usando o Meu INSS aplicativo ou site você poderá ter acesso a extratos de pagamento como extratos de contribuição. No caso dos extratos de pagamento, basta acessar o seu histórico de pagamentos que já terá a comprovação de recebimento de benefício ou de renda mensal.

Esse extrato terá o detalhamento dos valores, dos bancos e das datas de pagamento dos benefícios, podendo ser utilizados para fins legais.

Já o extrato de contribuição irá servir para comprovar que a situação desse trabalhador segue ativa. Mais do que isso, o documento possibilita saber se a empresa está repassando mensalmente os recolhimentos obrigatórios e o período que ainda resta para aposentadoria.

Pronto, agora você já sabe muitos serviços disponíveis através do Meu INSS aplicativo e já pode usá-lo para realizar suas consultas e requerimentos.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply