Aplicativo Waze: dicas para aproveitá-lo melhor✅

waze 2020Quando o assunto é GPS gratuito para dispositivos móveis, o aplicativo Waze é sempre uma referência. Para quem não sabe, ele foi criado em Israel ainda no ano de 2006, mas foi comprado pelo Google em 2013, tornando-se um dos aplicativos mais populares dos dias de hoje.

O fato é que as tecnologias estão tornando o nosso dia a dia cada vez mais práticos e os recursos estão se tornando cada vez mais completos, possibilitando ter muito mais ferramentas ao seu dispor.

No entanto, é sabido também que nem todo mundo sabe como usar corretamente as ferramentas que têm à sua disposição e é por isso que hoje vamos falar sobre o aplicativo Waze e como usá-lo para aproveitar todas as suas funcionalidades.

 

Como aproveitar o máximo do aplicativo Waze

Adquirido pela gigante Google em 2013, o aplicativo Waze só cresceu e não se pode negar que seu sucesso não é à toa, visto que ele tem inúmeras informações importantes que são disponibilizadas em tempo real pelos próprios motoristas de forma colaborativa.

Isso é diferente do Google Maps, por exemplo, visto que o aplicativo Waze tem como principal a construção colaborativa, na qual um motorista que passa por um acidente em uma via pode reportar no app para quem os condutores que vem depois saibam.

No entanto, o fato é que embora muitos saibam usar as funções mais básicas do aplicativo como GPS mesmo, para chegar de um lugar ao outro, são muitos os que não conhecer os segredinhos que ele possui e as possibilidades de adaptá-los à sua necessidade.

Você sabia que pode escolher se prefere, por exemplo, as rotas mais curtas ou as mais rápidas? Sabia também que pode ter diferentes interfaces de dia e de noite? Que pode encontrar postos de gasolina no seu trajeto?

Então, vamos ver algumas dicas ótimas para usar ele ao seu favor, com todos os seus recursos e funcionalidades:

  • Postos de combustível de sua preferência

Um ótimo recurso do aplicativo Waze é a possibilidade de configurar o mapa para que apareçam postos de gasolina no seu caminho. Se você tiver uma bandeira preferida ou está procurando por algum tipo de combustível específico também pode configurar ali.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é acessar o menu do aplicativo e depois tocar no botão que tem o formato de uma engrenagem, que é das configurações. Ali você encontrará a opção “posto de combustível” e poderá fazer as definições que precisa.

Vale lembra, no entanto, que as opções de combustível incluem apenas etanol, gasolina e diesel, não havendo ainda uma opção para o GNV (Gás natural veicular).

  • Avise os amigos que vai se atrasar com o aplicativo Waze

Se você marcou com seus amigos um horário e acha que vai se atrasar, é bem possível que alguém vá entrar em contato com você para saber quando você chegará.

O que muita gente não sabe é que o aplicativo Waze conta com uma função que serve justamente para evitar essas situações, possibilitando que você notifique seus amigos sobre a previsão de chegada.

Para isso, basta abrir o menu do aplicativo e tocas na opção que diz “enviar”. O ícone é um veículo emitindo um sinal.

Esse recurso irá solicitar o acesso à sua lista de contatos telefônicos e, então, você pode selecionar quem irá receber o seu horário estimado de chegada.

Vale lembrar que, para que isso funcione corretamente, os seus contatos também precisam ter o aplicativo Waze instalado em seus dispositivos.

  • Rota mais curta ou mais rápida

Quem é morador das grandes cidades sabe bem que nem sempre o caminho mais curto é também o caminho mais rápido e isso pode ocorrer por uma grande variedade de motivos.

Dessa forma, muitas vezes, quem está com mais pressa acaba não se importando de gastar mais combustível e fazer um trajeto um pouco maior, desde que isso garanta a chegada alguns minutos mais cedo.

Já outros, que estão com o horário mais folgado, podem preferir fazer um trajeto mais curto, mesmo que isso demore um pouco mais, afinal, o combustível não está barato mesmo.

O que muita gente não sabe é que o aplicativo Waze possibilita que você configura se quer os caminhos mais rápidos ou os caminhos mais curtos, para que sua viagem saia como você deseja.

Para isso, basta acessar o menu do app, tocar na opção que diz “navegação” e depois definir a opção “tipo” com as suas preferências.

  • Rotas sem pedágio ou estradas de terra

Além de escolher se prefere o caminho mais curto ou mais rápido, você ainda pode acrescentar alguns filtros, escolhendo, por exemplo, um trajeto sem pedágio ou que não pegue nenhuma estrada de terra.

Para isso, vá no menu, toque na opção “navegação” e depois determine os filtros que você deseja para o seu percurso.

  • Configure o mapa

O aplicativo Waze tem uma série de recursos de visualização e, acessando a opção “conf. de exibição” você poderá escolher o ícone do seu carro, o que você quer que apareça no mapa como radares, engarrafamento, polícia e outros, além de poder escolher também as cores de interface.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre ele, suas funcionalidades e como aproveitar ao máximo tudo o que ele tem a oferecer para seus percursos.

Leave a Reply